terça-feira, 27 de agosto de 2013

Bolívia: Dia 12 – Dia livre em La Paz

Fato que estávamos mortas de cansaço, então dormimos por toda noite, eu fui acordar quase na fronteira. O esquema é o mesmo que na vinda, com o detalhe que a fronteira só abre as 8h00. Se você planejar fazer esse trecho deve ficar atento aos horários em que a fronteira está aberta para não correr o risco de ter que ficar esperando ou até mesmo dormir uma noite esperando pelo próximo dia. Descemos do ônibus e estava bem friozinho, entramos na fila que já estava bem grande, demoramos mais que na vinda.

Vista do Lago TIticaca.
Demos a saída do Peru e quando estávamos atravessando para a Bolívia fomos abordadas por dois policiais federais nos “convidando” educadamente a acompanha-los. Olhei para Mari com aquela cara de “que coisa é essa?”, eles pararam um casal de brasileiros do nosso ônibus também. Fomos até o prediozinho deles, entramos numa sala, pediram que esvaziássemos os bolsos e mochilas. Foi até tranquilo comigo e com a Mari, pro casal de brasileiros foi meio tenso, porque estavam com mochila e os guardas começaram a usar os perfumes e fazer pressão, mas ok, tudo deu certo e fomos liberados para seguir caminho.

O caminho para frente estava muito bonito, você passa bastante tempo circulando pelas margens do Lago Titicaca, que foi uma pena mas não deu para incluir no roteiro. Enquanto estávamos em Cusco chegou uma frente fria, e as montanhas já estavam com bem mais neve.

Banais na Sagarnaga.

Chegamos a La Paz por volta de meio dia, já tava parecendo até nossa casa! Rs.. Fomos para o Torino novamente, largamos as mochilas e saímos para a Sagarnaga, para ir até a Bolívia Autêntica comprar o passeio de amanhã, que já está decidido por Tiwanaku. Como é hora do almoço, está fechado, então acabamos indo almoçar no Banais que é na Sagarnaga mesmo, e uma opção bacana de preço, comida, e lugar bonitinho. Quando passamos na porta no primeiro dia achamos até que seria caro e tal, mas é um bom custo benefício.  

Compramos Tiwanaku por Bs 75, além disso, tem que pagar as entradas lá no parque e o almoço!

Área de comércio em La Paz.

Seguimos então para uma área de La Paz onde se encontra de tudo, me senti quase na Ciudad del Este, juro! Rs.. As ruas com barraquinhas de tudo e mais um pouco. Um ponto de referência é a Av. Buenos Aires e a Calle Uyustus. Rodamos um bocado viu, procurando perfumes, shampoos e algumas outras coisas que a Mari queria. Acabamos entrando na FIORE Perfumeria onde é possível comprar perfumes originais! Cheiramos infinitos perfumes, decidimos por alguns, mas resolvemos voltar amanhã para buscar!


Voltamos para o hotel, o táxi foi Bs 15. Tomamos banho, descansamos um pouco e saímos para jantar. Na volta foi hora de ficar na internet, comunicar com a família e tal... hora de dormir para ir para Tiwanaku amanhã! Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário