domingo, 20 de abril de 2014

Aeroporto de Guarulhos

E após um bocado de planejamento a viagem chegou. Infelizmente vou sozinha até o Canadá, pois o visto da minha madrinha foi negado. Acreditamos que pelo fato dela ser aposentada eles recusaram o visto.
Mas como disse, a viagem chegou. Feriado é sempre uma preocupação quando se fala de aeroporto. Sempre muita gente, atrasos e confusões. Então não vá com tempo na risca, melhor tomar chá de cadeia que perder o vôo! Rs...
E fato que hoje vai ser o dia do chá de cadeira, como é feriado minhas conexões ficaram um pouco mais demoradas do que eu queria! Vão ser 8 horas esperando pelo vôo para Toronto, que durará 10 horas, de Toronto mais 2 horas para pegar o vôo para Calgary, e então mais 4 horas de vôo.
O que fazer principalmente nessas 8 horas sozinha e em Guarulhos? Escrever pro blog é claro! Então vão algumas dicas daqui:
A maioria dos restaurantes e lanchonetes ficam nos acessos entre cada um dos terminais. Caso você se sinta perdido é possível pegar um mapa referência de lojas e serviços nos pontos de informações.
Para o time dos celurares e I-tudos que sempre estão sem bateria, não é necessário ficar pendurado no chão ou em qualquer outra tomada perdida pelos comedores, existem áreas com cadeiras e tomada individual por cadeira. Uma delas fica à direita do Starbucks, então fica fácil de achar. Mas estão espalhadas aí pelo aeroporto, no mezanino e nas áreas de alimentação.
O aeroporto também disponibiliza wi-fi de livre acesso, mas eu não consegui conectar.

Existe também um hotel no primeiro piso. Vai que alguém precisa né?
Bom, mais algumas horas por aqui, e voando... Amanhã eu chego no Canadá! =)
Boa viagem pra todo mundo, inclusive para mim! =)

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Opções de transporte no Canadá

Planejar é preciso! Pois então vamos a mais alguns detalhes da viagem!

De tudo que tenho pesquisado e visto, uma das coisas super cara no Canadá é o transporte, e como a maioria das coisas, quanto antes se compra mais barato fica. Pensando nisso, é bom planejar seu trajeto principal e avaliar as formas de ir de um ponto a outro.

Gosto de rodar o máximo possível e ver iferentes paisagens, não é à toa que serão 9 cidades em 12 dias de viagem. E aí vem a dúvida, qual melhor opção de transporte entre esses lugares? Bom, aqui vão as minhas dicas, e o que está fechado do meu trajeto. Não sei se vai dar certo, na volta eu conto! rs..

Um ponto importante é que normalmente os preços são apresentados sem imposto incluso, portanto, na hora de fechar a compra sempre é um valor maior. Em alguns dos sites é possível escolher a opção de já mostrar os preços com impostos inclusos.

Abaixo apresento as opções que escolhi. E você já foi para o Canadá e tem alguma dica de transporte? Então deixe um comentário e ajude a quem está planejando a sua viagem!

BRASIL-CANADÁ

Existem algumas opções de voo para o Canadá. As principais são:
  • Empresas com escala nos EUA. Como não tenho visto americano não é uma opção para mim.
  • Copa Airlines: Faz o trajeto BH-Panamá-Toronto
  • Air Canadá: Tem voos diretos e noturnos: Guarulhos-Toronto
A minha escolha foi a Air Canada, unicamente porque estava mais barata. A empresa é parceira da TAM, então meu voo BH-Guarulhos pode ser comprado junto. Além disso, a Air Canada tem voos internos no Canadá, e como meu primeiro destino é Calgary, já pude incluir neste trajeto a ida Toronto-Calgary.

Achei os horários dos voos bons também, o voo sai as 20h00 de SP e chega as 7h00 em Toronto (horário local).

VOOS INTERNOS NO CANADÁ

Consegui descobrir algumas empresas. As mais famosas são a Air Canada e a Westjet. Com antecedência os valores são até razoáveis, o problema é que do Brasil não é possível comprar pela internet, você tem que ligar para o representante local e para comprar.

Vamos de Edmonton a Quebec de voo. Quando começamos a olhar custava C$ 200,00, mas acabamos demorando para definir e comprar, e é lógico que o preço subiu mais de 100%, ou seja, não faça como nós, compre com a maior antecedência possível! rs..

TREM

Existe a famosa Via Rail que corta quase que todo o Canadá de trem. A desvantagem é que para lugares mais distantes o tempo gasto é bem grande, por exemplo, de Edmonton a Quebec são 4 dias, isso mesmo, você não leu errado, dias! De voo direto são quase 6 horas.

Para trechos mais pertos a disputa entre trem e ônibus vai depender exatamente da antecedência da compra.

Dizem que os trens são bastante confortáveis e que as paisagens são bem legais, portanto, dá para se planejar e pegar alguns trechos de trem.

Conseguimos os seguintes trechos:
  • Quebec-Montreal - duração 3h15 - C$ 34,00
  • Ottawa-Toronto - duração 4h30 - C$ 44,00
ÔNIBUS

As empresas de ônibus irão variar conforme região. A empresa Greyhound atende boa parte da costa leste, e pelas informações é uma das mais confiáveis.

Muita gente acha que de Quebexc a Montreal só dá para ser de trem, tem ônibus também, achei a Intercar e a Orleans Express, mas pelo preço e tempo da viagem preferimos o trem mesmo.

Faremos o trajeto Montreal-Ottawa pela Greyhound. 
  • Montreal-Ottawa - duração 2h30 - C$ 18,00
ALUGUEL DE CARRO

Dependendo do seu trajeto pode ser interessante alugar um carro, ainda mais se existem mais pessoas para dividir com você. O trajeto entre Calgary e os parques nacionais de Banff, Yoho, Jasper e Edmonton é comum de ser feito por carro. As estradas e paisagens são bastante legais, e você pode seguir no seu ritmo.

Somos 4 neste trajeto. Alugamos um carro por 5 dias por C$500,00. Importante lembrar que ainda tem a gasolina para dividir, mas vai ficar mais barato do que comprar os diversos trechos de ônibus.

Fizemos o aluguel pela Avis, dizem que exite uma empresa mais barata, mas também que ela não é confiável. De qualquer forma, ficou bem conveniente, pegaremos o carro no aeroporto de Calgary e o entregaremos no aeroporto de Edmonton, o que irá economizar tempo e é bom que não precisaremos voltar todo o caminho para entregar o carro no mesmo lugar em que foi alugado.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Canadá: Pedindo o visto

Para visitar o Canadá é necessário ter visto, e fique atento, se seu voo fizer escala nos EUA você vai precisar de um visto americano também, pelo menos o de trânsito.

A emissão do meu visto canadense foi bem tranquila, o mais chato mesmo foi juntar todos os documentos necessários, condensá-los em um único arquivo de até 4 MB (exigência para aplicação online). Existem algumas opções para a solicitação e entrega da documentação necessária: direto no consulado, por meio de um VAC (uma espécie de centro de auxílio para retirar o visto, e que cobra por serviço realizado), e online. 

Desculpem, o post está longo, mas tentei colocar todas as informações sobre o meu processo de pedido de visto online.

Continuando, eu optei por realizar o processo todo online, e como disse foi bem tranquilo, mas fato que é preciso saber um pouco de inglês ou francês para usar a ferramenta, e também ser bem claro a respeito das informações que você está passando para eles. O primeiro passo para pedir o visto online é entrar na página da imigração canadense CIC (no site tem a opção de ser atendido em inglês ou francês) e responder um questionário básico das suas informações. De acordo com suas respostas o consulado permite ou nega a aplicação online. Esta página aqui apresenta o passo a passo que deve ser seguido, clique em "Start my applicaton" e responda a todas as perguntas.

No fim, de acordo com suas respostas, se você for elegível para aplicar online, irá ser gerado um check-list dos documentos necessários que devem ser entregues. Clicando na setinha azul em frente a cada item existe uma explicação do que é e o que pode ser a sua entrega em cada um deles. Dentro do check é apresentado um código que irá permitir o acesso à página onde a aplicação deve ser feita, portanto, salve ou imprima a página. Dentre os documentos necessários alguns são formulários do próprio consulado que você pode encontrar aqui. No caso do pedido online estes formulários devem ser preenchidos pelo compudador e salvos em pdf. 

A lista de documentos que me foi pedida está abaixo, lembre-se de que todos devem ser feitos em inglês ou em francês. Vou concluir primeiro os próximos passos, porque a explicação para cada um dos documentos que me foi pedido ficou grande. Vai ficar fora de ordem, mas quem tiver interesse nas explicações dos documentos é só ler mais abaixo aí no post.

Com todos os documentos prontos e salvos no computador foi a hora de realemente submeter a solicitação. Vá até a página do CIC, clique em START. Na página seguinte eu usei o GCKey (que é do governo canadense e não precisa pagar nada para usar), você será redirecionado para uma página para criar o login, senha e perguntas de segurança. Feito isso é só logar na conta com o GCKey.

Toda vez que você faz o login tem de aceitar os termos de segurança e responder à uma das perguntas de segurança. Na sua página inicial clique no tipo de visto no item APPLY FOR. Entre com o código do seu check-list. Você será redirecionado para uma página onde fará o upload dos documentos. Você pode salvar e continuar depois.

Terminado esse passo continue para a próxima página, preencha o espaço com seu nome para assinatura digital, passe para a próxima página. Você será redirecionado para um site externo para pagar com cartão de crédito. Seu cartão TEM que estar habilitado para uso no exterior para conseguir pagar. 

Pronto, seu pedido está no sistema do consulado Canadense. Toda vez que houver uma atualização será enviado e-mail falando que é para entrar no sistema. O primeiro que vai receber é confirmando a solicitação. Toda vez que você lê uma das mensagens o sistema também registra, e você recebe um e-mail falando dessa atualização também.

Na página de acompanhamento você consegue ver se existem solicitações do consulado para você, e se tudo der certo, você vai receber um e-mail solicitando o envio do passaporte. Siga as instruções da carta. Só envie o passaporte quando for solicitado, você pode entregar direto no consulado, por correio, ou ainda via o VAC, e tem 30 dias corridos para isso. O documento que você recebe pedindo o passaporte deve ser impresso e enviado junto. Enviei via carta registrada dos correios, uns 10 dias depois o passaporte foi devolvido via correios com o visto!

Se seu visto for negado, você receberá um aviso e um documento explicando os motivos. Se você acredita que ficou faltando informação, ou que alguma coisa mudou que justifique o aceite do visto você pode tentar novamente. Neste caso, pode-se usar a mesma conta do CIC se ainda estiver ativa, mas terá que refazer o questionário, preencher os formulários e todo o resto de novo. E fique atento, terão itens que vão mudar a resposta porque seu visto já foi rejeitao alguma vez.

Bom, é isso. Abaixo a explicação de cada um dos documentos que me foi solicitado e o que entreguei em cada um.

    • Application form IMM5257

    Este formulário é a base para a solicitação de visto, nele você vai informar dados como nome, endereço, números de documentos, situação empregatícia dos últimos 10 anos, informações sobre o motivo da viagem e se você irá visitar alguém ou se vai a trabalho e etc. Após preencher existe um botão VALIDATE, se você tiver preenchido todos os campos necessários a validação irá gerar um código de barras no fim do documento. Salve e pronto.

    • Itinerary, Travel 

    Neste caso eu fiz uma breve explicação de onde pretendia ir (em inglês) e coloquei uma tabelinha no word com dia e lugares que eu pretendo visitar, salvei em pdf e pronto. Na dica do CIC é sugerido que envie cópia dos tickets de viagem se você já tiver reservado/comprado (apesar que eu tenho medo de comprar passagem e o visto ser negado, mas eles sugerem). O modelo baseado na que enviei está aqui.

    • Purpose of Travel 

    O objetivo é apresentar o motivo da viagem, se vai a turismo, visitar um parente, a trabalho, enfim, o que te motiva a ir para o Canadá. Este item é bem importante, li muito e vi que muita gente não coloca todas as informações e acaba tendo o visto negado.  O que eu fiz foi listar todos os documentos que ia entregar para este item, que no caso foi minha carta de intenção e a carta convite da minha prima, e em seguida coloquei tudo num documento só.

    Vou me estender um pouco neste item. Um dos focos principais quando se avalia um visto é ter a certeza que você vai, tem capacidade de pagar pela viagem, não vai fazer nada de errado e que vai voltar para seu país, e é de sua responsabilidade conseguir convencê-los que é assim que vai acontecer. Portanto, o quanto mais claro forem seus objetivos e as informações repassadas melhor. Mesmo eu já tendo colocado no formulário que estava indo visitar minha prima, e ter um item expecífico de entrega da carta convite, eu preferi ser redundante e colocá-la neste item também, de forma a comprovar que o que eu estava dizendo como propósito da minha viagem era verdade.

    A carta convite tem conteúdo específico e definido pelo consulado, que você pode consultar aqui. e o modelo da minha carta de intenção está aqui, apesar que cada um tem o seu motivo... rs...

    • Proof of Income 

    Para este item eu segui ao pé da letra cada item do box de sugestão. Fiz no word uma listinha do que estava anexado no documento e fui colocando um por um. Neste caso foi: Carta do empregador, contracheque, declaração de imposto de renda. Se você tem outras formas de renda, tais como investimentos, e bens no seu nome inclua neste item. A carta do empregador também foi redundante, pois tem um item expecífico para ela, mas novamente, preferi pecar pelo excesso. Mais informações sobre a carta do empregado está mais abaixo.

    • Proof of Means of Financial Support 

    Este item é basicamente a comprovação do suporte financeiro da sua viagem, ou seja, provar que você tem dinheiro para ir, gastar, e voltar. Se alguém vai pagar por você é aqui que isso vai ser dito. No meu caso estou indo com meu próprio dinheiro, então foi bem fácil, primeiro a listinha do que coloquei no documento: extratos bancários dos últimos 4 meses, contracheque e carta do empregador; e depois fui colocando um por um no doc. O box de sugestão tem mais coisa, mas o que se aplicava a mim era só isso.

    • Passport or Travel document 

    Cópia digital do passaporte com todas as páginas que tenham carimbo, visto e é lógico a página com seus dados. Cuidado só com a resolução, o arquivo tem que ter no máximo 4 MB, mas também tem que ser visível.

    • Digital Photo 

    Para as recomendações sobre a foto veja este link.

    • Employment Reference Letter 

    Bom, no box de sugestão eles falam o que precisa ter na carta do empregador. Basicamente, nome da empresa, seu cargo, suas obrigações, seu salário anual mais benefícios. Deve ser assinada pelo seu superior imediato e ser em papel timbrado da empresa. O modelo da minha está aqui. Como em todos os itens, eu coloquei primeiro a listinha do que estava anexando, no caso foi a carta e uma cópia da minha carteira de trabalho comprovando as informações da carta.

    • Family Information Form (IMM5707)  

    Este formulário é basicamente de informações sobre família. Nome, data de nascimento, nacionalidade, endereço e trabalho atual dos seus parentes: pai, mãe, marido, filhos. Preencha conforme as instruções nos pés de página. Por exemplo, se algum parente listado é falecido você deve listar a data do falecimento e cidade e país onde a pessoa faleceu. Se um item não se aplica coloque N/A.

    • Travel History 

    Este item também é bem tranquilo. Eu segui o box de sugestão do CIC. Basicamente eu tirei uma cópia do meu passaporte com os vistos que tenho, e carimbos de entrada e saída dos países que visitei. Fiz um breve histórico no word falando data de cada entrada/saída.

    Se você nunca viajou, faça uma carta explicando o motivo. Se nunca teve oportunidade, grana, etc. Isso porque, dependendo do seu perfil, o fato de nunca ter viajado pode levantar suspeitas, por exemplo: Uma pessoa de 40 anos que nunca viajou para o exterior e do nada aparece com um pedido de visto para fazer turismo. É de se suspeitar qual o real objetivo dessa pessoa, pois se em 40 anos ela nunca viajou, e não explicou o motivo, junte com uma falta de emprego e pode parecer que está querendo imigrar e tentar a sorte em outro país.

    • Invitation Letter

    A carta convite deve ser feita pela pessoa que está no Canadá e que está te convidando a ir. As informações que deve conter podem ser encontradas aqui. A pessoa deve escrever, assinar e te enviar. Como fiz o pedido de visto online eu só peguei uma cópia escaneada mesmo. Além disso, a pessoa que está te convidando tem que provar que está no Canadá, então você vai precisar de uma cópia do passaporte dela com o visto e o carimbo de entrada, ou algum documento que comprove que ela é do Canadá, por exemplo, uma certidão de nascimento. Ah, esta carta foi escrita em português mesmo!

    Fiz a listinha no word falando que estava enviando a carta e o passaporte, juntei os documentos em um só e pronto.

    • Schedule 1

    Este formulário é bem simples, apenas informações de serviço militar, associação a movimentos governamentais e etc. Preencha, valide, e salve.

    • Explanation Letter

    O único documento opcional desta lista toda é esse. Na verdade é um espaço para você explicar qualquer ponto da sua solicitação de visto. No meu caso eu já tinha colocado na carta de intenção. Use este espaço para deixar todos as informações bem claras. Se por exemplo você teve um visto negado, aqui é um bom espaço para que você explique o que mudou do seu primeiro pedido para este. Enfim, como o nome mesmo sugere, é um espaço para informaçõe adicionais que possam ser pertinentes à aprovação do visto canadense.

    Modelos de documentos: Visto Canadense

    Este post tem os modelos de cartas que enviei para pedido do visto canadense. Para informações de como pedir o visto online veja este post!


    Itinerary, Travel


    The main purpose of my travel is to visit my cousin who has been living on Canada since 2013 and make a round trip with her, visitng some cities in Canada. I’m planning to start in Toronto, go to Niagara to see the falls and after that, pick the train to Montreal and Quebec.

    If I have enough days left, I would go to Jasper and Banff too.

    1
    BH
    TORONTO
    2
    TORONTO
    PERNOITE
    3
    TORONTO
    NIAGARA
    4
    OTTAWA
    PERNOITE
    5
    OTTAWA
    MONTREAL
    6
    MONTREAL
    PERNOITE
    7
    MONTREAL
    QUEBEC
    8
    QUEBEC
    PERNOITE
    9
    QUEBEC
    EDMONTON
    10
    JASPER
    PERNOITE
    11
    JASPER
    BANFF
    12
    BANFF
    CALGARY
    13
    CALGARY
    TORONTO
    14
    TORONTO
    BH


    Letter of intent


    Sub: SEU NOME, Brazilian Passport No. XXXX, Canadian Visa for Tourism 

    Dear Sir/Madam: 

    I would like to apply for Canadian visa to visit my cousin NOME DA PESSOA, and spend my pay leave (NO MEU CASO É FÉRIAS DO SERVIÇO) in a round trip on the east coast of Canadá, with Toronto (CIDADE QUE VAI VISITAR/ FICAR MAIS TEMPO) as my main destination and first point of entry, from PERÍODO DA VIAGEM.

    Esse é o resumão geral, seja bem claro e direto, assim vão continuar lendo o que vc escreveu.

    The main motive to go to Canada is to visit my cousin (PARENTESCO OU RELAÇÂO COM A PESSOA QUE TE CONVIDOU) NOME DA PESSOA She is a student of Science Without Borders program, and she’s been living in ONDE A PESSOA MORA since august 2013 (DESDE QUANDO A PESSOA QUE ESTÁ TE CONVIDANDO ESTÀ NO CANADÁ). She will be on vacation from PERÍODO DA VIAGEM, so I planned to visit her and make a round trip together. 

    Aqui eu explico quem me convidou, porque, o que to planejando. É bom deixar claro a sua relação com a pessoa que te convidou, quanto tempo ela está no Canadá e onde mora, sem contar o período da viagem planejado. Este item pode não existir se vc está aplicando apenas por turismo. Mas pode ser também que vc esteja indo para um programa de faculdade ou intercambio, trabalho, visitar um conhecido, ir a um casamento ou premiação, enfim, motivo é o que não falta, rs... deixe claro qual é o seu!


    In addition to that, will be very good to do some tourism, to see the beautiful sights especially the museums and architectures. I also look forward to experiencing the foods, learning the Canadian way of life and meeting new people. 

    I am employed at NOME DA EMPRESA, BREVE EXPICAÇÃO SOBRE A EMPRESA, located in CIDADE QUE TRABALHA, ESTADO, Brazil since January 2012 (DESDE QUANDO ESTÁ NA EMPRESA) and currently holding the position of CARGO QUE OCUPA. Vacation from work has already been approved for the whole duration of this trip. 

    Como disse que vou passar minhas férias por lá, inclui informações do meu emprego, isso ajuda a comprovar o vínculo que se tem com seu país e ajuda a provar que você vai voltar.

    Regards,

    SUA ASSINATURA

    Seja cordial, formal, claro e direto.

    Employment Reference Letter 


    DATA

    Ao Consulado Canadense

    (NOME DA EMPRESA) pessoa jurídica devidamente inscrita no CNPJ/MF (XXXXXX) com escritório na (ENDEREÇO COMPLETO COM CEP), vem por meio desta, declarar, para os devidos fins, que (SEU NOME COMPLETO), (NACIONALIDADE), (ESTADO CIVIL), nascida em (XX/XX/XXXX), natural do Estado de (ESTADO), portadora da CTPS (NUMERO DA CARTEIRA DE TRABALHO), É COLABORADOR DE SEU QUADRO DE EMPREGADOS desde (DATA DA ADMISSÃO NA CARTEIRA DE TRABALHO), com contrato de (XX) horas semanais, tendo ocupado os seguintes cargos: (CARGO 1) no período de (XX/XX/XXXX) a (XX/XX/XXXX), salário bruto anual mais benefícios de R$ (VALOR); e (CARGO 2) a partir de (XX/XX/XXXX) até a presente data, salário bruto anual mais benefícios de R$ (VALOR); estando ciente de seu período de férias de (XX) dias a serem gozados durante o período de (PERÍODO DA VIAGEM).

    Permanecemos à disposição quanto a eventuais esclarecimentos que se julgarem necessários.

    Atenciosamente,

    Nome:
    Data
    Assinatura

    Lembre-se que deve estar em papel timbrado da empresa, ser atual, e com assinatura do seu superior direto.

    terça-feira, 18 de março de 2014

    Planejando viagem para o Canadá

    A viagem desse ano vai ser para o Canadá! Minha prima está morando por lá, então vou aproveitar as férias dela e ir junto numa round trip pelo leste + um pedeço do oeste!

    Fora a programação que ainda não está 100% fechada, os preparativos incluem a documentação necessária para viajar. Para o Canadá é necessário visto, e fique atento, se seu voo fizer escala nos EUA você vai precisar de um visto americano, de trânsito pelo menos.

    Bom, se sair procurando vai achar de tudo um pouco para fazer no Canadá. Existem estações de sky, parques maravilhosos, museus, préidios históricos, castelos e por aí vai! Dizem que Vancouver é um tudo! Mas dessa vez não está nos meus planos passar por lá!

    O trajeto que eu e minha prima acordamos é:

    • BH-Calgary
    • Calgary-Banff
    • Banff-Jasper
    • Jasper-Edmonton
    • Edmonton-Quebec
    • Quebec-Montreal
    • Montreal-Ottawa
    • Ottawa-Totonto
    • Toronto-Niágara
    • Niágara-Toronto
    • Toronto-BH
    para o mapa clique aqui!

    Próximo post vai ser dicas do visto canadense que tirei pela internet!
    Até!