Planejar é preciso! Pois então vamos a mais alguns detalhes da viagem!
De tudo que tenho pesquisado e visto, uma das coisas super cara no Canadá é o transporte, e como a maioria das coisas, quanto antes se compra mais barato fica. Pensando nisso, é bom planejar seu trajeto principal e avaliar as formas de ir de um ponto a outro.
Gosto de rodar o máximo possível e ver iferentes paisagens, não é à toa que serão 9 cidades em 12 dias de viagem. E aí vem a dúvida, qual melhor opção de transporte entre esses lugares? Bom, aqui vão as minhas dicas, e o que está fechado do meu trajeto. Não sei se vai dar certo, na volta eu conto! rs..
Um ponto importante é que normalmente os preços são apresentados sem imposto incluso, portanto, na hora de fechar a compra sempre é um valor maior. Em alguns dos sites é possível escolher a opção de já mostrar os preços com impostos inclusos.
Abaixo apresento as opções que escolhi. E você já foi para o Canadá e tem alguma dica de transporte? Então deixe um comentário e ajude a quem está planejando a sua viagem!
BRASIL-CANADÁ
Existem algumas opções de voo para o Canadá. As principais são:
- Empresas com escala nos EUA. Como não tenho visto americano não é uma opção para mim.
- Copa Airlines: Faz o trajeto BH-Panamá-Toronto
- Air Canadá: Tem voos diretos e noturnos: Guarulhos-Toronto
A minha escolha foi a Air Canada, unicamente porque estava mais barata. A empresa é parceira da TAM, então meu voo BH-Guarulhos pode ser comprado junto. Além disso, a Air Canada tem voos internos no Canadá, e como meu primeiro destino é Calgary, já pude incluir neste trajeto a ida Toronto-Calgary.
Achei os horários dos voos bons também, o voo sai as 20h00 de SP e chega as 7h00 em Toronto (horário local).
VOOS INTERNOS NO CANADÁ
Consegui descobrir algumas empresas. As mais famosas são a Air Canada e a Westjet. Com antecedência os valores são até razoáveis, o problema é que do Brasil não é possível comprar pela internet, você tem que ligar para o representante local e para comprar.
Vamos de Edmonton a Quebec de voo. Quando começamos a olhar custava C$ 200,00, mas acabamos demorando para definir e comprar, e é lógico que o preço subiu mais de 100%, ou seja, não faça como nós, compre com a maior antecedência possível! rs..
TREM
Existe a famosa Via Rail que corta quase que todo o Canadá de trem. A desvantagem é que para lugares mais distantes o tempo gasto é bem grande, por exemplo, de Edmonton a Quebec são 4 dias, isso mesmo, você não leu errado, dias! De voo direto são quase 6 horas.
Para trechos mais pertos a disputa entre trem e ônibus vai depender exatamente da antecedência da compra.
Dizem que os trens são bastante confortáveis e que as paisagens são bem legais, portanto, dá para se planejar e pegar alguns trechos de trem.
Conseguimos os seguintes trechos:
- Quebec-Montreal - duração 3h15 - C$ 34,00
- Ottawa-Toronto - duração 4h30 - C$ 44,00
As empresas de ônibus irão variar conforme região. A empresa Greyhound atende boa parte da costa leste, e pelas informações é uma das mais confiáveis.
Muita gente acha que de Quebexc a Montreal só dá para ser de trem, tem ônibus também, achei a Intercar e a Orleans Express, mas pelo preço e tempo da viagem preferimos o trem mesmo.
Faremos o trajeto Montreal-Ottawa pela Greyhound.
- Montreal-Ottawa - duração 2h30 - C$ 18,00
Dependendo do seu trajeto pode ser interessante alugar um carro, ainda mais se existem mais pessoas para dividir com você. O trajeto entre Calgary e os parques nacionais de Banff, Yoho, Jasper e Edmonton é comum de ser feito por carro. As estradas e paisagens são bastante legais, e você pode seguir no seu ritmo.
Somos 4 neste trajeto. Alugamos um carro por 5 dias por C$500,00. Importante lembrar que ainda tem a gasolina para dividir, mas vai ficar mais barato do que comprar os diversos trechos de ônibus.
Fizemos o aluguel pela Avis, dizem que exite uma empresa mais barata, mas também que ela não é confiável. De qualquer forma, ficou bem conveniente, pegaremos o carro no aeroporto de Calgary e o entregaremos no aeroporto de Edmonton, o que irá economizar tempo e é bom que não precisaremos voltar todo o caminho para entregar o carro no mesmo lugar em que foi alugado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário