Para visitar o Canadá é necessário ter visto, e fique atento, se seu voo fizer escala nos EUA você vai precisar de um visto americano também, pelo menos o de trânsito.
A emissão do meu visto canadense foi bem tranquila, o mais chato mesmo foi juntar todos os documentos necessários, condensá-los em um único arquivo de até 4 MB (exigência para aplicação online). Existem algumas opções para a solicitação e entrega da documentação necessária: direto no consulado, por meio de um VAC (uma espécie de centro de auxílio para retirar o visto, e que cobra por serviço realizado), e online.
Desculpem, o post está longo, mas tentei colocar todas as informações sobre o meu processo de pedido de visto online.
Continuando, eu optei por realizar o processo todo online, e como disse foi bem tranquilo, mas fato que é preciso saber um pouco de inglês ou francês para usar a ferramenta, e também ser bem claro a respeito das informações que você está passando para eles. O primeiro passo para pedir o visto online é entrar na página da imigração canadense CIC (no site tem a opção de ser atendido em inglês ou francês) e responder um questionário básico das suas informações. De acordo com suas respostas o consulado permite ou nega a aplicação online. Esta página aqui apresenta o passo a passo que deve ser seguido, clique em "Start my applicaton" e responda a todas as perguntas.
No fim, de acordo com suas respostas, se você for elegível para aplicar online, irá ser gerado um check-list dos documentos necessários que devem ser entregues. Clicando na setinha azul em frente a cada item existe uma explicação do que é e o que pode ser a sua entrega em cada um deles. Dentro do check é apresentado um código que irá permitir o acesso à página onde a aplicação deve ser feita, portanto, salve ou imprima a página. Dentre os documentos necessários alguns são formulários do próprio consulado que você pode encontrar aqui. No caso do pedido online estes formulários devem ser preenchidos pelo compudador e salvos em pdf.
A lista de documentos que me foi pedida está abaixo, lembre-se de que todos devem ser feitos em inglês ou em francês. Vou concluir primeiro os próximos passos, porque a explicação para cada um dos documentos que me foi pedido ficou grande. Vai ficar fora de ordem, mas quem tiver interesse nas explicações dos documentos é só ler mais abaixo aí no post.
Com todos os documentos prontos e salvos no computador foi a hora de realemente submeter a solicitação. Vá até a página do CIC, clique em START. Na página seguinte eu usei o GCKey (que é do governo canadense e não precisa pagar nada para usar), você será redirecionado para uma página para criar o login, senha e perguntas de segurança. Feito isso é só logar na conta com o GCKey.
Toda vez que você faz o login tem de aceitar os termos de segurança e responder à uma das perguntas de segurança. Na sua página inicial clique no tipo de visto no item APPLY FOR. Entre com o código do seu check-list. Você será redirecionado para uma página onde fará o upload dos documentos. Você pode salvar e continuar depois.
Terminado esse passo continue para a próxima página, preencha o espaço com seu nome para assinatura digital, passe para a próxima página. Você será redirecionado para um site externo para pagar com cartão de crédito. Seu cartão TEM que estar habilitado para uso no exterior para conseguir pagar.
Pronto, seu pedido está no sistema do consulado Canadense. Toda vez que houver uma atualização será enviado e-mail falando que é para entrar no sistema. O primeiro que vai receber é confirmando a solicitação. Toda vez que você lê uma das mensagens o sistema também registra, e você recebe um e-mail falando dessa atualização também.
Na página de acompanhamento você consegue ver se existem solicitações do consulado para você, e se tudo der certo, você vai receber um e-mail solicitando o envio do passaporte. Siga as instruções da carta. Só envie o passaporte quando for solicitado, você pode entregar direto no consulado, por correio, ou ainda via o VAC, e tem 30 dias corridos para isso. O documento que você recebe pedindo o passaporte deve ser impresso e enviado junto. Enviei via carta registrada dos correios, uns 10 dias depois o passaporte foi devolvido via correios com o visto!
Se seu visto for negado, você receberá um aviso e um documento explicando os motivos. Se você acredita que ficou faltando informação, ou que alguma coisa mudou que justifique o aceite do visto você pode tentar novamente. Neste caso, pode-se usar a mesma conta do CIC se ainda estiver ativa, mas terá que refazer o questionário, preencher os formulários e todo o resto de novo. E fique atento, terão itens que vão mudar a resposta porque seu visto já foi rejeitao alguma vez.
Bom, é isso. Abaixo a explicação de cada um dos documentos que me foi solicitado e o que entreguei em cada um.
- Application form IMM5257
Este formulário é a base para a solicitação de visto, nele você vai informar dados como nome, endereço, números de documentos, situação empregatícia dos últimos 10 anos, informações sobre o motivo da viagem e se você irá visitar alguém ou se vai a trabalho e etc. Após preencher existe um botão VALIDATE, se você tiver preenchido todos os campos necessários a validação irá gerar um código de barras no fim do documento. Salve e pronto.
- Itinerary, Travel
Neste caso eu fiz uma breve explicação de onde pretendia ir (em inglês) e coloquei uma tabelinha no word com dia e lugares que eu pretendo visitar, salvei em pdf e pronto. Na dica do CIC é sugerido que envie cópia dos tickets de viagem se você já tiver reservado/comprado (apesar que eu tenho medo de comprar passagem e o visto ser negado, mas eles sugerem). O modelo baseado na que enviei está aqui.
- Purpose of Travel
O objetivo é apresentar o motivo da viagem, se vai a turismo, visitar um parente, a trabalho, enfim, o que te motiva a ir para o Canadá. Este item é bem importante, li muito e vi que muita gente não coloca todas as informações e acaba tendo o visto negado. O que eu fiz foi listar todos os documentos que ia entregar para este item, que no caso foi minha carta de intenção e a carta convite da minha prima, e em seguida coloquei tudo num documento só.
Vou me estender um pouco neste item. Um dos focos principais quando se avalia um visto é ter a certeza que você vai, tem capacidade de pagar pela viagem, não vai fazer nada de errado e que vai voltar para seu país, e é de sua responsabilidade conseguir convencê-los que é assim que vai acontecer. Portanto, o quanto mais claro forem seus objetivos e as informações repassadas melhor. Mesmo eu já tendo colocado no formulário que estava indo visitar minha prima, e ter um item expecífico de entrega da carta convite, eu preferi ser redundante e colocá-la neste item também, de forma a comprovar que o que eu estava dizendo como propósito da minha viagem era verdade.
A carta convite tem conteúdo específico e definido pelo consulado, que você pode consultar aqui. e o modelo da minha carta de intenção está aqui, apesar que cada um tem o seu motivo... rs...
- Proof of Income
Para este item eu segui ao pé da letra cada item do box de sugestão. Fiz no word uma listinha do que estava anexado no documento e fui colocando um por um. Neste caso foi: Carta do empregador, contracheque, declaração de imposto de renda. Se você tem outras formas de renda, tais como investimentos, e bens no seu nome inclua neste item. A carta do empregador também foi redundante, pois tem um item expecífico para ela, mas novamente, preferi pecar pelo excesso. Mais informações sobre a carta do empregado está mais abaixo.
- Proof of Means of Financial Support
Este item é basicamente a comprovação do suporte financeiro da sua viagem, ou seja, provar que você tem dinheiro para ir, gastar, e voltar. Se alguém vai pagar por você é aqui que isso vai ser dito. No meu caso estou indo com meu próprio dinheiro, então foi bem fácil, primeiro a listinha do que coloquei no documento: extratos bancários dos últimos 4 meses, contracheque e carta do empregador; e depois fui colocando um por um no doc. O box de sugestão tem mais coisa, mas o que se aplicava a mim era só isso.
- Passport or Travel document
Cópia digital do passaporte com todas as páginas que tenham carimbo, visto e é lógico a página com seus dados. Cuidado só com a resolução, o arquivo tem que ter no máximo 4 MB, mas também tem que ser visível.
- Digital Photo
Para as recomendações sobre a foto veja este link.
- Employment Reference Letter
Bom, no box de sugestão eles falam o que precisa ter na carta do empregador. Basicamente, nome da empresa, seu cargo, suas obrigações, seu salário anual mais benefícios. Deve ser assinada pelo seu superior imediato e ser em papel timbrado da empresa. O modelo da minha está aqui. Como em todos os itens, eu coloquei primeiro a listinha do que estava anexando, no caso foi a carta e uma cópia da minha carteira de trabalho comprovando as informações da carta.
- Family Information Form (IMM5707)
Este formulário é basicamente de informações sobre família. Nome, data de nascimento, nacionalidade, endereço e trabalho atual dos seus parentes: pai, mãe, marido, filhos. Preencha conforme as instruções nos pés de página. Por exemplo, se algum parente listado é falecido você deve listar a data do falecimento e cidade e país onde a pessoa faleceu. Se um item não se aplica coloque N/A.
- Travel History
Este item também é bem tranquilo. Eu segui o box de sugestão do CIC. Basicamente eu tirei uma cópia do meu passaporte com os vistos que tenho, e carimbos de entrada e saída dos países que visitei. Fiz um breve histórico no word falando data de cada entrada/saída.
Se você nunca viajou, faça uma carta explicando o motivo. Se nunca teve oportunidade, grana, etc. Isso porque, dependendo do seu perfil, o fato de nunca ter viajado pode levantar suspeitas, por exemplo: Uma pessoa de 40 anos que nunca viajou para o exterior e do nada aparece com um pedido de visto para fazer turismo. É de se suspeitar qual o real objetivo dessa pessoa, pois se em 40 anos ela nunca viajou, e não explicou o motivo, junte com uma falta de emprego e pode parecer que está querendo imigrar e tentar a sorte em outro país.
- Invitation Letter
A carta convite deve ser feita pela pessoa que está no Canadá e que está te convidando a ir. As informações que deve conter podem ser encontradas aqui. A pessoa deve escrever, assinar e te enviar. Como fiz o pedido de visto online eu só peguei uma cópia escaneada mesmo. Além disso, a pessoa que está te convidando tem que provar que está no Canadá, então você vai precisar de uma cópia do passaporte dela com o visto e o carimbo de entrada, ou algum documento que comprove que ela é do Canadá, por exemplo, uma certidão de nascimento. Ah, esta carta foi escrita em português mesmo!
Fiz a listinha no word falando que estava enviando a carta e o passaporte, juntei os documentos em um só e pronto.
- Schedule 1
Este formulário é bem simples, apenas informações de serviço militar, associação a movimentos governamentais e etc. Preencha, valide, e salve.
- Explanation Letter
O único documento opcional desta lista toda é esse. Na verdade é um espaço para você explicar qualquer ponto da sua solicitação de visto. No meu caso eu já tinha colocado na carta de intenção. Use este espaço para deixar todos as informações bem claras. Se por exemplo você teve um visto negado, aqui é um bom espaço para que você explique o que mudou do seu primeiro pedido para este. Enfim, como o nome mesmo sugere, é um espaço para informaçõe adicionais que possam ser pertinentes à aprovação do visto canadense.